Monaco Yacht Show foi o epicentro de uma indústria de iates em expansão
O Monaco Yacht Show deste ano reuniu diversos expositores nos cais de Port Hercule, em uma edição que esteve à altura do desafio de toda a indústria estabelecido há alguns meses, construindo o evento em torno da experiência dos visitantes e dos (futuros) compradores de iates em particular.
Gaëlle Tallarida, Diretor Geral do MYS, disse: “Trabalhamos ao lado de stakeholders de toda a indústria para fazer um show que atendesse às expectativas destes e, mais especificamente, de sua clientela. O 2021 MYS parece ter se beneficiado da empolgação estimulada por este reencontro, assim como da situação favorável do mercado, com um aumento nas vendas de iates nos últimos 18 meses: os clientes recorreram ao iatismo para escapar do contexto sombrio que a pandemia trouxe e da frustração de ter sua liberdade restringida. Portanto, 2021 foi uma vitória para todos os envolvidos no iatismo. Graças ao comitê diretor fundado este ano, pretendemos continuar nossa colaboração a fim de melhorar ainda mais o MYS para a edição de 2022”.
Em 2021, a exposição apareceu mais diversificada do que nunca. Embora 300 expositores e um máximo de 90 iates tivessem sido anunciados originalmente, o 2021 MYS contou com 440 expositores e 101 superiates, metade dos quais foram lançados em 2020 e 2021, atingindo um valor total estimado de 3,6 bilhões de euros no início da feira. Os iates em destaque incluíram 37 novos lançamentos e 14 superiates de mais de 70 metros de comprimento.
O evento deste ano contou com 19.000 visitantes, um número inferior em relação a última exposição. Restrições de viagem e regulamentos de saúde explicam em parte a queda no comparecimento nos cais de Mônaco, mas isso já havia sido esperado e planejado pelos organizadores. O objetivo era diminuir o número de visitantes, ao mesmo tempo em que se concentravam em perfis específicos, facilitando assim as conexões entre os expositores e seus clientes.
O Monaco Yacht Show também se beneficiou de áreas de exposição temáticas mais definidas, melhorando assim a experiência dos visitantes: no primeiro dia da feira (acessível apenas mediante convite), os proprietários, futuros compradores e aqueles que desejam alugar iates, 300 dos quais foram convidados pelos organizadores do MYS, desfrutaram de um acesso exclusivo e, portanto, mais agradável à área dos piers. Eles descobriram uma grande variedade de iates e propostas, e conheceram designer, corretores e estaleiros navais.
Os construtores continuam confiantes de que o novo formato MYS acabará por agregar enorme valor à indústria. Segundo Theo Hooning, Secretário Geral da SYBAss, a edição de 2021 “foi a primeira oportunidade de ver os resultados de uma mudança na abordagem da feira, colocando o foco firmemente nos clientes da indústria e não nas atividades comerciais dentro dela. O resultado foi uma atmosfera mais relaxada e, sem superlotação dos cais, a experiência para esses clientes estava muito mais de acordo com a própria experiência do superiate. É importante que aproveitemos esta oportunidade e continuemos no caminho escolhido, melhorando onde for necessário. Desta forma, o Monaco Yacht Show manterá seu papel importante de alto nível, tanto mostrando os produtos únicos moldados pela indústria, quanto promovendo o estilo de vida dos superiates”.
Entre as novas adições, está o Yacht Design & Innovation Hub, que ofereceu aos visitantes uma melhor compreensão do processo de construção de um iate personalizado e um olhar sobre o futuro do design de superiates, devido às palestras dos designers Espen Øino, Luiz De Basto Designs, Sam Sorgiovanni, Sinot Yacht Architecture and Design e Winch Design. Neste espaço interativo, os projetistas presentes apresentaram seu trabalho, dando aos visitantes a oportunidade de conhecer os especialistas que irão projetar seu futuro iate.
A nova área de iates à vela apresentou 12 grandes iates à vela. Um número adequado, tendo em vista que os veleiros representam atualmente 15% da frota mundial de iates. Este espaço visou uma nova experiência, apresentando os benefícios de uma forma de velejar mais desportiva e ambientalmente mais amigável, mantendo o mesmo nível de conforto, tecnologia e facilidades que a bordo dos iates a motor.
A edição 2021 marca um passo fundamental na nova abordagem da MYS para os próximos anos, a partir de um evento que visa oferecer uma plataforma sob medida, para promover o superyachting para uma nova geração de clientes, beneficiando assim todos os setores do mercado. O Monaco Yacht Show retornará entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro de 2022.
(Matéria retirada do site https://www.boatshopping.com.br/)
Compartilhar com:
PUBLICAÇÕES RECENTES
Monaco Yacht Show foi o epicentro de uma indústria de iates em expansão
O Monaco Yacht Show deste ano reuniu diversos expositores nos cais de Port Hercule, em uma edição que esteve à altura do…
Cantu Design revela conceito de superiate inspirado em filmes
A Cantu Design relevou renderizações para seu último projeto, que consiste em um superiate de 100m, com um interior inspirado no amor…
Estaleiro italiano Azimut Yachts lançará cinco novos modelos em 2022. Confira
A Azimut Yachts da Itália planeja lançar cinco novos modelos em 2022, junto com seu novo conceito Sea Deck, que visa trazer…